Gravidez - Meu primeiro bebê

10.1.07

Contando as novidades.... Caio está chegando!

Algum tempo se passou e eu não atualizei a página do meu garoto?!!!

Muita coisa já aconteceu, fiz o exame translucência nucal, foi tranqüilo, matei minha saudade, vi que estava bonitão e que estava tudo ok, diminuiu bastante as chances previstas de Síndrome de Down (a probabilidade está relacionada com a idade da gestante).

Fiz também o exame do Morfológico, foi tranqüilo também, este estuda os tamanhos e formas dos órgãos do bebê.
ai ai... o meu bebezão é toooooooodo lindo, lindão mesmo!

Já compramos os móveis do quartinho dele, a cama-sofá, berço e cômoda. Gente essas coisas de bebê são lindas mesmo, apaixonantes!!

Agora estou na fase de querer tirar onda de maezona, resolvi eu mesma produzir alguns objetos do quarto, tipo quadrinhos de madeira, biscuit e até bordado (este último não sei se topo...).

Li toneladas de revistas de bebê, uma amiga de trabalho me emprestou, sem falar que também tenho algumas amigas e primas (5) que estão grávidas e então ficamos num troca-troca de informações, experiências e mais e mais revistas. Hahahaha kuá!

Parece que todo mundo resolveu engravidar, pegar a onda! Heheheh
Caio já vai nascer de galera!!!! Isso é ótimo.

Estou satisfeita com tudo, apesar do incômodo do peso (afe!), é uma delícia carregar uma vida no ventre, mas quero mais é tê-lo nos meus braços.

A mãe feliz se despede!

Ultra-som Morfológico

Época da realização do exame: 18-24 semanas (ideal realizar entre 20-24 semanas)§ Via de acesso: - via transabdominal (prefencialmente)- via transvaginal (avaliação colo uterino)

O que avalia?
Morfologia Fetal (18-24 semanas)
Pólo cefálico
Cérebro
Face
Coluna
Nuca (prega cutânea occipital)
Tórax
Coração
Abdome
Aparelho Genito-urinário
Trato Gastro-intestinal
Extremidades
Atividade e ritmo cardíaco
Biometria fetal completa
DBP, DOF, CC
Diâmetro Transverso Cerebelo, Cisterna Magna
Diâmetro Inter-orbitário e extra-orbitário
Circunferência Tórax, Coração e Abdome
Relação Circ. Torácica/Circ. Cardíaca
Osso Nasal
Avaliação Cardíaca (Saída Aorta e Pulmonar)
Avaliação Renal (medidas Rins e Bexiga)
Ossos Longos (Fêmur, Úmero, Tíbia, Fíbula, Rádio, Ulna e Comprimento Pés)
Falange distal do 5o dedo
Relações biométricas (DBP/DOF; CC/CA e DBP/CF)


O Ultra-som é a mais importante ferramenta diagnóstica para a detecção pré-natal das anomalias congênitas. Nos permite examinar a anatomia interna e externa fetal e detectar a grande maioria não somente das malformações graves, mas também avaliar “marcadores biofísicos” ou ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas. Embora algumas mulheres estejam no grupo de "alto-risco" para anomalias e aneuploidias fetais, quer pela história familiar, exposição de agentes teratogênicos ou infecções, a grande maioria das anomalias fetais ocorrem no grupo de "baixo-risco" (sem qualquer história anterior). Consequentemente, o exame ultra-sonográfico morfológico deve ser oferecido rotineiramente para todas as mulheres grávidas. Este exame que usualmente é realizado em dois perídos da gestação entre 11-14 semanas (1°Trimestre) e entre 18-23 semanas (2° Trimestre), devendo ser realizado de forma muito cuidadosa (serviços de referência) e deve incluir o exame sistemático do feto para detecção de anomalias maiores e menores, o qual é classicamente conhecido como “Ultra-som Morfológico” ou “Ultra-som Morfo-Genético”.A "Fetal Medicine Foundation", sob o apoio da " International Society of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology and the International Society of Perinatal Medicine", introduziu o processo de treinamento e certificação para ajudar a padronizar em alto nível e de forma internacional o exame de ultra-som morfológico entre 11-14 semana (1o trrimestre) e 18-23 semanas (2o trimestre). O Centrus – Centro de Ultra-sonografia & Medicina Fetal na figura do Dr. Renato Ximenes, participou juntamente com Prof Kypros Nicolaides, Prof. Gianluigi Pilu, Prof Philippe Jeanty, Prof. Rosalinde Snijiders,Prof. Neil Sebire da autoria de 2 CD ROMs que visam ajudar a padronizar em alto nível e de forma internacional o exame de ultra-som.