Gravidez - Meu primeiro bebê

10.1.07

Ultra-som Morfológico

Época da realização do exame: 18-24 semanas (ideal realizar entre 20-24 semanas)§ Via de acesso: - via transabdominal (prefencialmente)- via transvaginal (avaliação colo uterino)

O que avalia?
Morfologia Fetal (18-24 semanas)
Pólo cefálico
Cérebro
Face
Coluna
Nuca (prega cutânea occipital)
Tórax
Coração
Abdome
Aparelho Genito-urinário
Trato Gastro-intestinal
Extremidades
Atividade e ritmo cardíaco
Biometria fetal completa
DBP, DOF, CC
Diâmetro Transverso Cerebelo, Cisterna Magna
Diâmetro Inter-orbitário e extra-orbitário
Circunferência Tórax, Coração e Abdome
Relação Circ. Torácica/Circ. Cardíaca
Osso Nasal
Avaliação Cardíaca (Saída Aorta e Pulmonar)
Avaliação Renal (medidas Rins e Bexiga)
Ossos Longos (Fêmur, Úmero, Tíbia, Fíbula, Rádio, Ulna e Comprimento Pés)
Falange distal do 5o dedo
Relações biométricas (DBP/DOF; CC/CA e DBP/CF)


O Ultra-som é a mais importante ferramenta diagnóstica para a detecção pré-natal das anomalias congênitas. Nos permite examinar a anatomia interna e externa fetal e detectar a grande maioria não somente das malformações graves, mas também avaliar “marcadores biofísicos” ou ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas. Embora algumas mulheres estejam no grupo de "alto-risco" para anomalias e aneuploidias fetais, quer pela história familiar, exposição de agentes teratogênicos ou infecções, a grande maioria das anomalias fetais ocorrem no grupo de "baixo-risco" (sem qualquer história anterior). Consequentemente, o exame ultra-sonográfico morfológico deve ser oferecido rotineiramente para todas as mulheres grávidas. Este exame que usualmente é realizado em dois perídos da gestação entre 11-14 semanas (1°Trimestre) e entre 18-23 semanas (2° Trimestre), devendo ser realizado de forma muito cuidadosa (serviços de referência) e deve incluir o exame sistemático do feto para detecção de anomalias maiores e menores, o qual é classicamente conhecido como “Ultra-som Morfológico” ou “Ultra-som Morfo-Genético”.A "Fetal Medicine Foundation", sob o apoio da " International Society of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology and the International Society of Perinatal Medicine", introduziu o processo de treinamento e certificação para ajudar a padronizar em alto nível e de forma internacional o exame de ultra-som morfológico entre 11-14 semana (1o trrimestre) e 18-23 semanas (2o trimestre). O Centrus – Centro de Ultra-sonografia & Medicina Fetal na figura do Dr. Renato Ximenes, participou juntamente com Prof Kypros Nicolaides, Prof. Gianluigi Pilu, Prof Philippe Jeanty, Prof. Rosalinde Snijiders,Prof. Neil Sebire da autoria de 2 CD ROMs que visam ajudar a padronizar em alto nível e de forma internacional o exame de ultra-som.



1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu to tão feliz quanto vocês com a caminhada do nosso Caio, ja até sonhei com o rostinho dele , o que era a coisinha mais fofa, todo branquinho, com os cabelos de caixinhos loiros, gordo que só ele...tudo bem, já está escrito vou ser uma tia muitissimo coruza...mas como não ser???
A chegada de uma criança nos enche de muitas alegrias as nossas vidas,e já estou a mil de felicidade...
Beijos enormes Glorinha e Dan, e um maior ainda pra esse baby gostoso...
Amo vcs de ++++++....

3:59 PM  

Postar um comentário

<< Home